segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Porque ser voluntário do Project Management Institute

Como membro, você pode trabalhar como voluntário e liderar atividades que promovam a sua carreira e o PMI São Paulo. O voluntariado é uma excelente forma de expandir sua rede de contatos e de desenvolver suas capacidades e qualificações como líder e, mais sua  participação vai alavancar a comunidade de projetos e trazer valor percebido aos membros como consequência seu reconhecimento junto aos seus colegas será cada vez mais positivo. Eu sou voluntário desde 2002.

Originalmente eu escrevi este post em 2016, mas em 2019 eu compreendi que há muito mais a escrever sobre porque ser voluntário e aprendi algo mais, que todos os voluntários deveriam refletir:

  1. Transformar a comunidade através de ações de valor para os associados,
  2. Protagonizar a mudança e assegurar que todos abracem este processo,
  3. Aprender que aprender com os outros requer humildade, coragem e sabedoria para separar os bons dos maus voluntários,
  4. Ter humildade para colocar os interesses da comunidade acima dos seus interesses,
  5. Compreender que nem sempre o que é melhor hoje , não será melhor amanhã,
  6. Coragem para entender que trabalho voluntário também exige profissionalismo e dedicação e, como tal as vezes é necessário fazer mudanças duras no grupo de seus colegas,
  7. Ousadia para decidir a favor da comunidade local em detrimento à interesses externos à sua comunidade,
  8. Sabedoria na utilização dos recursos financeiros da entidade,
  9. Postura, porque você estará sempre sendo  o exemplo para os colegas,
  10. Reconhecimento do grupo e com isto responsabilidade na sua atuação pessoal e profissional
Tudo isto requer muito aprendizado, desenvolvimento de habilidades, conhecimento técnico e, com o tempo os resultados positivos virão como: reconhecimento profissional , pessoal, emprego , entre outros.

Mas é importante questionar como chegar lá porque algumas situações que irei listar aqui, poderão ocorrer durante sua jornada e, queria que você refletisse sobre elas:


  • Você acabou de fazer uma palestra institucional do PMI em uma empresa e, ela te convida para treinar seus funcionários em gerenciamento e projetos, qual sua decisão ?
  • Você é convidado a viajar pelo Capitulo em um congresso vamos dizer na Alemanha e ao invés de ir ao congresso você vai passear pela cidade ?
  • Você não simpatiza com seu outro colega voluntário que traz os resultados desejados para a comunidade e por causa disto beneficia seu "leal" colega, é correto?
  • Como voluntário você faz um evento em Universidade onde você gostaria de ministrar aulas, como você conduziria isto ?
  • Você esta se reunindo com outras entidades e, estas pedem para você manter um acordo que não beneficia sua comunidade, mas politicamente é bom para seu relacionamento,
  • Atuando como voluntario você participa das conversas e reuniões de status mas não entrega resultado algum para a comunidade

Para os associados fica meu convite, embarquem nesta jornada, as oportunidades e tempo de dedicação variam; você irá perceber rapidamente o quanto  seu crescimento profissional irá fluir quer seja em projetos, relacionamentos, empregos, habilidades pessoais e , áreas que você nunca atuou, como estratégia, marketing, relacionamento com CEOs, Head Hunters, Parcerias, Fluxo de Caixa, entre outros, porque somos também uma empresa e, operamos ela! 

Eu, pessoalmente aprendi muito com isso !

E, se você de alguma maneira esta incomodado com este texto, podendo ser positivamente ou negativamente então, meu propósito foi atingido.

#vemcomagente

2 comentários: