quarta-feira, 13 de novembro de 2013

P2M - Guia para Projeto e Gestão de Programa de Inovação

P2M® é um Guia para Projeto e Gestão de Programa de Inovação Empresarial lançado em novembro de 2001 no International Project Management Congress, em Tóquio. “P2M” é uma abreviatura para A Guidebook of Project and Program Management for Enterprise Innovation
É um guia de referência desenvolvido pelo Engineering Advancement Association´s (ENAA) Committee for Innovative Project Management Development Committee, uma equipe de visionários selecionados e praticantes de Gestão de Projetos e gestão de negócios baseados em programas advindos da indústria, academia e consultorias do Japão (P2M®).

O enfoque do P2M® é assegurar a criação de valor para as empresas públicas ou privadas, e a elaboração de uma cadeia de valor consistente desde a estratégia, passando pela missão, pelos programas que implementam as estratégias, até os projetos que implementam os programas. 

Assim, o P2M® está alinhado com o conceito de gestão corporativa de projetos ou Enterprise Project Management (EPM).

A filosofia de Gestão de Projetos pregada pela P2M consiste em decifrar questões complexas, desenvolvendo e interpretando missões, propiciando estruturas para soluções ótimas através de programas, os quais consistem de projetos inter-relacionados (P2M®), sua  abordagem de Framework  tem como objetivo tratar os seguintes tipos de projetos:
  • desenvolvimento do conceito (scheme model),
  • implementação (system model) e,
  • operação (service model)
É interessante salientar que neste guia de referência se procura dividir a Gestão de Projetos em 11 segmentos ou áreas de conhecimento: 
  1. Estratégia
  2. Sistemas
  3. Objetivos
  4. Riscos
  5. Relacionamentos,
  6. Finanças
  7. Organização
  8. Recursos,
  9. Tecnologia da Informação
  10. Valor 
  11. Comunicações
Percebe-se que o P2M® pretende ser mais sistêmico e abrangente, procurando dar ênfase a áreas e processos chave para o sucesso na gestão de uma organização (como estratégia, sistemas, relacionamentos, finanças e tecnologia da informação). Além disto ele possui trata as seguintes seções: 
  • Entradas do Projeto, 
  • Gestão de Projetos, 
  • Gestão de Programas e Gestão de Segmentos de Projetos.

Concluindo (P2M®):

  • É um guia para adquirir o conhecimento do gerenciamento de projetos  para a os  profissionais realizarem a missão de entregar projetos
  • Fornece base para certificação profissional
  • É dividido em partes: entrada, gerenciamento de projetos e pacote de conhecimento.
  • Seleciona termos técnicos e com atenção à sua interpretação e integração.


A certificação dos profissionais é feita a partir do Centro de Gerenciamento de Qualificação do Projeto de Certificação que inicia-se pela certificação da qualificação. 
No nível primário, a qualificação de Especialista em Gestão de Projetos (PMS®) é certificada com base naqueles que dominam o conhecimento em conformidade com o P2M® (Nível conhecimentos adquiridos ).

No próximo nível prático, a qualificação do Project Manager Registrado (PMR®), que exige nível superior capacidade e experiência prática, e no nível mais elevado, a qualificação do Programa de Arquiteto de Gestão. 

PMR® está focada na capacidade prática de centralização em torno do gerenciamento de projetos orientado para a frente de trabalho , enquanto a PMA® é uma qualificação para a gestão do programa que busca gestão integrada de vários projetos complexos. Para estas duas qualificações, aqueles que já têm a qualificação PMS® tem o direito de fazer o teste.


    fonte: P2M®

No post seguinte  eu discorro mais detalhadamente sobre o Framework,

Excelência Projetos: http://www.facebook.com/nelsonrosamilha
Instagram @excelenciaprojetos
BOM USO !

Nelson Rosamilha,PMP®,BB®,Prince 2 Practitioner®
rosamilha@gmail.com
Twitter: nelsonrosamilha
http://br.linkedin.com/in/rosamilha


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário