sexta-feira, 23 de março de 2012

Os benefícios do Poka-Yoke

Os benefícios do Poka-Yoke


Publicado em: 23/03/2012  |  Leituras: 94 |  Fonte: Redação Qualidade Brasil | Hora: 00h02min 

comentar

Modelos de Poka-YokeFoto: Zafenate Desidério
Modelos de Poka-Yoke
Hoje vou falar de uma das ferramentas mais antigas e utilizadas no mundo da Qualidade, diretamente ligado a industrias, esta ferramentas auxilia no uso adequado de um equipamento e também na produção correta de um produto.
Sua aplicação tem como objetivo evitar a ocorrência de defeitos que possam ocorrer durante o processo de manufatura, seu desenvolvedor Shigeo Shingo idealizou está técnica inicialmente, mas devido ao seu sucesso o mesmo passou por inúmeras modificações e claro adaptações, o Poka-Yoke faz parte do Sistema Toyota de Produção.
O principal resultado desta técnica é ao ter sua aplicação por exemplo em um equipamento de produção, a inspeção passa a ser 100% do total produzido, garantindo assim a Qualidade final do produto.
Resumindo o Poka-Yoke é um termo japones onde Yokeru significa “Prevenir” e Poka “erros por desatenção”. Sendo um dispositivo ou sistema Poka-Yoke com a função de prevenir falhas humanas por falta de atenção que resultem defeitos no produto.
Métodos para aplicação do Poka-Yoke
  • Método de contato: Sua aplicação através do contato possibilita a identificação dos defeitos, tendo sua base as características do produto.
  • Método de conjunto: Baseado na execução de atividades previstas, verificando sua execução ou não.
  • Método de etapas: Verifica as etapas estabelecidas por determinado procedimento.
O que podemos identificar na aplicação do Poka-Yoke é que temos uma ferramenta potencial para o atendimento aos procedimentos de uma determinada linha de produção, a sua utilização auxilia neste atendimento de requisitos conforme as especificações do produto.
Mesmo sendo processo manual, podemos aplicar o Poka-Yoke através do método de contato, ou seja, não se consegue posicionar uma determinada peça sem que a mesma se encaixe perfeitamente no dispositivo, caso a mesma não se encaixe, ou a peça está sendo colocada de forma errada ou já está com problemas dimensionais, o que possibilita a inspeção de maneira antecipada.
Este fator de inspeção do Poka-Yoke está relacionado diretamente na ação humana, porque durante um processo de manufatura onde temos a utilização de mão de obra humana, devemos contar com diversos fatores de riscos, entre eles menciono alguns .
  • Falta de atenção;
  • Falta de conhecimento;
  • Acuidade visual;
  • Erro proposital.
Diretamente ligado a prevenção de defeitos, podemos considerar o custo de implantação de um dispositivo Poka-Yoke baixo, dependendo é claro da sua aplicação, portanto devemos considerar o rápido retorno de sua aplicação, gerando economia, segurança, Qualidade e agindo diretamente no tema produtividade.
Podemos citar milhares de exemplos para o Poka-Yoke, mas abaixo vou relacionar alguns muito conhecidos e outros desenvolvidos para itens específicos.
Poka-Yoke DisqueteAqui temos um exemplo clássico de Poka-Yoke, os já esquecidos disquetes tem suas dimensões e formato voltados para o não uso inadequado, ou seja, você já conseguiu colocar um disquete virado? ele não entra no drive corretamente não é, muito bem planejado. O Poka-Yoke do disquete evita o uso incorreto e tambem a quebra de seu leitor.
Temos ai uma ação muito clara deste dispositivo, pois não somente o disquete contem a funcionalidade do Poka-Yoke como também o seu drive leitor, consideramos assim que a sua aplicação teve êxito considerável, evitando reclamações, quebras de aparelho, perda de dados importantes e outros fatores conforme sua utilização.
Poka-Yoke TomadaAqui temos uma clara função do uso do Poka-Yoke, além de ter sido utilizado em normas internacionais de segurança, muita das vezes este método passa despercebido, neste caso se evita a conexão inadequada, diminuindo o risco de choques elétricos, evitando curtos elétricos por conexão errada.
Outros modelos de Poka-Yoke podem ser encontrados internamente em produtos eletrônicos, dificultando a sua visualização, mas estes foram aplicados para garantir a sua correta montagem.
Como você pode notar o Poka-Yoke resulta diretamente no consumidor final, pois além de atender procedimentos, o mesmo busca não somente evitar defeitos como assegurar o seu uso correto, refletindo na sua aplicação final e durabilidade do produto.
Poka-Yoke PinosOutro exemplo muito utilizado em processos de manufatura é o uso de Pinos fixados na base de produção de um determinado produto, no exemplo ao lado seria impossível o operador inverter a peça, pois além das posições dos pinos temos a possibilidade de determinar um diâmetro diferente para um, garantindo assim que o operador não consiga produzir até que a mesma esteja na posição correta.
Certamente o uso do Poka-Yoke por exemplo em indústrias automobilística tem sua função determinante, você já conseguiu por exemplo colocar a chave de contato para ligar o carro na posição errada? pois é, temos ai o uso direto desta técnica, entre outras muitas existentes no carro.
Abaixo relacionei alguns exemplos de Poka-Yoke que encontrei rapidamente em minha casa, tirei algumas fotos para para que você tenha uma ideia de como este metódo está tão presente, verifique que estão em todos os lugares possíveis, tente inverter as posições para ver se dá certo.
Poka-Yoke Notebook 
Poka-Yoke Notebook
Poka-Yoke Televisão
Poka-Yoke Televisão
Poka-Yoke Controle Remoto
Poka-Yoke Controle Remoto
Poka-Yoke Fechadura
Poka-Yoke Fechadura

Nenhum comentário:

Postar um comentário