domingo, 25 de julho de 2010

Planejamento de Controle de Mudanças

Por Samir Murad

Planejamento para Controle de Mudanças

Voce já trabalhou em projetos onde após tudo parecer definido, após o projeto já ter iniciado, fases já terem sido entregues, quando de-repente surge do nada uma nova solicitação, um requisito esquecido pelo cliente, ou não percebido ??

Provavelmente a resposta será SIM.... eu tive a oportunidade de inumeras vezes ver isto acontecer.

O Estresse gerado é grande, principalmente quando se tenta explicar que tal alteração vai impactar o cronograma, aumentar os custos e os riscos do projeto.

Este tipo de situação é tão comum, que há durante a fase de planejamento, um item dedicado inteiramente para "Planejar o Controle das Mudanças". É nesta hora que o Gerente de Projetos deve planejar o que acontecerá caso uma solicitação de mudança surja.

Vale lembrar que se o escopo não tiver sido assinado pelo cliente, esta solicitação não pode ser considerada como uma mudança, mas após o escopo ter sido aceito e aprovado não tem choro, é uma mudança.

Como planejar o controle de mudanças, significa gerar um documento, espera-se que este documento também seja lido aceito e aprovado pelas partes interessadas.

A idéia deste documento é deixar todos cientes antes do projeto começar, do que acontecerá caso surja uma solicitação de mudança.

Se voce não se preparar para este tipo de situação, ou se não souber que há como planejar isto antes, e tentar evitar desgastes futuros, pode ter problemas com seu projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário